Mineirão


O post de hoje é em homenagem ao nosso querido Mineirão, ou Estádio Governador Magalhães Pinto, segundo maior estádio de futebol do Brasil, e o vigésimo nono no mundo! Resolvi fazer essa pequena homenagem ao Mineirão, porque a partir de hoje ele ficará fechado 3 anos para reformas, ficando pronto, dessa maneira, para a Copa do Mundo de 2014. Hoje ocorreu nele o jogo do Atlético/MG contra o Ceará, seu último jogo durante este período, e no final, suas luzes todas foram apagadas, e houve um bonito espetáculo pirotécnico. Por um momento me deu uma certa tristeza de saber que o Mineirão ficará fechado por tanto tempo, já que os mais belos espetáculos do futebol brasileiro se dão nele, além de shows que ocorrem lá periodicamente. Inclusive não concordo muito com shows de música no Mineirão, mas isso é outro assunto.
Eu costumo ir ao Mineirão desde pequena, com minha família. Sou Atleticana e adorava entrar no clima, assistir aos jogos e cantar junto com a torcida. Xingava também, porque não. Com o passar do tempo, passei em espaços maiores de tempo, mas nunca deixei de admirar e valorizar um jogo assistido lá dentro. Vejo ele daqui da varanda de casa, e sempre que olho para ele em um dia de jogo, me dá uma incrível vontade de ir.
Esse ano fui uma única vez, com minha família e namorado, no jogo Atlético x Chapecoense, pela Copa do Brasil, quando o galo ganhou de goleada. Mas o bom mesmo é ir em um clássico Atlético x Cruzeiro, que é quando o sangue costuma ferver de verdade! Fui uma única vez e digo que a sensação é maravilhosa! Esses dois times mineiros formam um dos principais rivais do mundo, mexendo com os nervos e emoções de qualquer torcedor. Belo Horizonte acaba por ser dividida em duas: atleticanos e cruzeirenses, que só querem saber de defender as cores do time, não importando se o rival é o pai, a mãe, o(a) namorado(a), o irmão ou o melhor amigo. Em dia de Atlético x Cruzeiro, meu amigo, qualquer um que não vestir a mesma camisa que você, será seu rival. A cidade vira uma sinfonia de foguetes, e gritos de “Galooooo” ou “Zeroooooo” ecoam por todos os cantos. A galera que não consegue ingresso para ir ao Mineirão se reúne na casa de alguém para simular pelo menos um pouco estar no estágio, e a tensão toma conta durante os 90 minutos. Para muitos, o rádio é a melhor opção, com narração dos jogos ao vivo, pela Rádio Itatiaia. Enquanto o Mário Henrique “Caixa” narra os jogos do Atlético, o Alberto Rodrigues narra os do Cruzeiro. Muitos não conseguem acompanhar um jogo sem o radinho na orelha.

Essa rivalidade é tamanha que, durante os anos, foi convencionado que atleticanos se dirigem ao estádio pela Antônio Carlos, enquanto que Cruzeirenses vão através da Avenida Carlos Luz. Essa separação de torcidas têm o intuito de diminuir um pouco as brigas, que infelizmente compõe a violência que ainda é um triste quadro desses dias de clássico. Dentro do Mineirão as duas torcidas cantam o tempo todo, e só terminam com o apito final. No dia seguinte, as cores do time ganhador colorem a cidade em um só tom.

Esse belo espetáculo tem como palco nosso querido Mineirão, que tanto já presenciou festas, alegrias, choros, confusões, belos espetáculos e um incrível amor que muita gente tem pelo time do coração. Com certeza, nesses 45 anos de existência do Mineirão, ele ficou sendo a segunda casa de muita gente.

Nesse período de obras que ficar fechado, com certeza fará muita falta, mas teremos a certeza de que reabrirá em 2013, muito mais moderno, bonito, confortável, e pronto para receber o maior dos espetáculos: A Copa do Mundo de 2014!

Valeu Mineirão!!!

O Mineirão em números:
-Esatádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão
-Inauguração: 5 de Setembro de 1965
-Capacidade: 75.783
-Equipes Mandantes: Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube
-Localização: Belo Horizonte, região da Pampulha
-Eventos que costuma receber: Além de jogos de futebol, shows como Axé Brasil e Pop Rock Brasil
-10 maiores records de público:
*4 de Maio de 1969 – 123.351 – Atlético 0-1 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
*9 de Outubro de 1977 – 122.534 – Cruzeiro 3-1 Atlético – Campeonato Mineiro
*26 de Outubro de 1980 – 115.983 – Atlético 1-0 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
*13 de Fevereiro de 1980 – 115.142 – Atlético 2-1 Flamengo – Amistoso
*15 de Maio de 1983 – 113.749 – Atlético 0-0 Santos – Campeonato Brasileiro
*21 de Dezembro de 1976 – 113.715 – Cruzeiro 0-0 Bayern de Munique – Mundial Interclubes
*8 de Novembro de 1981 – 112.919 – Atlético 1-1 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
*2 de Junho de 1968 – 110.432 – Atlético 1-2 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
*15 de Dezembro de 1974 – 109.363 – Atlético 1-2 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
*4 de Fevereiro de 1987 – 107.497 – Atlético 1-0 Flamengo – Campeonato Brasileiro

Nota:
1)Com a reforma do Mineirão, os jogos a serem disputados pelos times mineiros passarão a ocorrer no estádio Independência, pertencente ao clube América Mineiro, presente também em Belo Horizonte, assim como em estádios do interior do estado, como nos de Sete Lagoas e Ipatinga. Já os eventos musicais poderão ocorrer tanto no Independência, quanto no Mega Space, próprio para eventos dos mais variados tipos, localizado em Santa Luzia, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.
2)Para quem ficou curioso com relação a um clássico entre Atlético x Cruzeiro, basta assistir ao clipe da música É uma Partida de Futebol. Do gripo Skank. O clipe é antigo, porém gravado durante uma partida entre as duas equipes. A emoção continua a mesma. Assista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ftVoTWgSaQk

Até a próxima!

Fonte: Wikipedia

Esse post foi publicado em Atlético Mineiro, Campeonato Brasileiro, Copa do Mundo de 2014, Cruzeiro, Estádio Governador Magalhães Pinto, Futebol., Mineirão, Skank. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Mineirão

  1. Tiago Morais disse:

    Excelente post! Parabéns!Realmente ficaremos longos anos sem poder nos encantar dentro do gigante da Pampulha. Mas, como você mesma disse, será reaberto renovado para receber o maior espetáculo de todos!Que o mundo possa conhecer a casa de torcidas orgulhosas como as de Minas Gerais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s