Artigo Campanha Coastwatch Alagoas 2009

Pessoal, no último post relatei sobre um problema que está atingindo a costa litorânea brasileira. Na mesma ocasião, um estudioso da área, Marco Lyra me procurou, me enviando um Artigo a respeito do assunto, um projeto que está sendo realizado lá em Alagoas, como proposta para esse problema ser resolvido. Achei muito interessante e oportuno, uma vez que, como ele mesmo diz, os problemas ambientais são os desafios da sociedade moderna. A saída mesmo é propor soluções para que essas questões sejam contornadas, uma vez que não sabemos se ainda estão no ponto de serem resolvidas. Colocarei o Artigo abaixo para que vocês conheçam um pouco mais sobre o projeto Alagoano.

I CAMPANHA COASTWATCH ALAGOAS 2009

ALGOAS DE OLHO NO LITORAL

O mundo globalizado passa por mudanças muito rápidas, o que requer uma constante adaptação a novas situações e novos desafios, para ajustes as novas realidades. As mudanças climáticas são sem duvidas os novos desafios da nossa civilização. As estatísticas da ONU indicam que até 2020 teremos uma população superior a 8 bilhões, onde 65% das cidades com mais de 2,5 milhões de habitantes estarão situadas na zona costeira.

Em 2007 durante o Seminário “Alagoas e o desafios das mudança climáticas” esteve em Alagoas a Professora Lurdes Soares, Coordenadora do Projeto Coastwatch em Portugal junto a ONG GEOTA, que trouxe a experiência de mais de 20 anos do projeto, nas atividades educação, conscientização e monitoramento do litoral.

O projeto Coastwatch surgiu na Irlanda há mais de 20 anos, onde anualmente voluntários fazem uma campanha varrendo 10.000 kilômetros de litoral, desde os Fiórdes na Noruega até as Ilhas Gregas, para verificar as condições que se encontram o litoral da Europa.

Para reduzir a poluição do planeta é preciso mudar o nosso comportamento com relação ao meio ambiente. Para isso é preciso agir no sentido desenvolver a cidadania ambiental junto a jovens e adultos, e deixar para os nossos descendentes um planeta sustentável.

A partir da semente lançada, surgiu à idéia de desenvolver o projeto em Alagoas, a ONG ATA – Amigos da Terra e da Água com ajuda da ONG GEOTA, trouxe de forma pioneira para o Brasil, a experiência de mais de 20 anos das populações litorâneas da Europa, através da transferência de procedimentos e metodologias utilizadas pelos voluntários durante suas Campanhas, adaptando os questionários lá aplicados a realidade do litoral de Alagoas. A I Campanha Coastwatch Alagoas com o Tema “Alagoas de Olho no Litoral”, que envolveu 830 voluntários, dentre eles estudantes de nível médio de escolas públicas da rede estadual e da rede municipal, professores das escolas e universidades, membros de ONG’s, pescadores, jangadeiros, instituições públicas e privadas.

Essa Campanha mostra a necessidade de criar formas de intervenção que visem disciplinar o uso e ocupação do litoral. A intervenção do poder público ocorre naturalmente nessas áreas, mas há a necessidade de permitir a participação das populações e das sociedades civis organizadas, junto aos órgãos envolvidos, pois o litoral é um patrimônio público de todos.

Com as mudanças climáticas que estão em curso, é necessário ação para levar à população educação e consciência ambiental, e o projeto Coastwatch é um exemplo vivo disso.

No lançamento do livro Gestão do Litoral e Cidadania Ambiental (2009) da professora Lurdes Soares, ela fez uma síntese do Projeto Coastwatch na seguinte frase: “No litoral, como em tudo, é preciso conhecer para amar e é preciso amar para cuidar”.

Para quem se interessar por mais informações pode me mandar um e-mail no robertavonzastrow@gmail.com, ou procurar o Marco, no e-mail marcolyra2@yahoo.com.br.
Na foto, um exemplo de Pressão Imobiliária.
Vamos cuidar da situação do nosso litoral, gente! Isso é muito importante! Dentre outros fatores, é nosso cenário que está em risco!

Até o próximo post!
:*

Esse post foi publicado em Campanha Coastwatch Alagoas 2009, litoral, Lurdes Soares, Mudanças Climáticas, Poluição, Problemas ambientais. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Artigo Campanha Coastwatch Alagoas 2009

  1. Anonymous disse:

    Olá,queria felicitar o Marco Lyra pelo empenho com que abraçou o projecto Coastwatch e o adaptou para a realidade costeira brasileira.Só queria corrigir: quem escreveu “No litoral, como em tudo, é preciso conhecer para amar e é preciso amar para cuidar" foi O Professor Doutor Carlos costa, autor do prefácio e coordenador do do livro.Parabéns AMrco e que continue com essa força. Quem sabe outros Estados não aderem ao projecto levando os seus jovens a olhar pelo litoral.Bem hajam!Lurdes Soares

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s